A Fisiatria é uma especialidade médica que lida com avaliação e tratamento de doentes cuja capacidade funcional esteja limitada.

A Fisiatria ou Medicina Física e Reabilitação define-se como uma especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e terapêutica de diferentes entidades, tais como as subsequentes a patologia traumática, as lesões do sistema nervoso central e periférico, ortotraumatologias, cardiorrespiratórias, reumatológicas, vasculares periféricas, pediátricas entre outras.


A Medicina Física e de Reabilitação aplica-se a diferentes estratégias terapêuticas que vão prevenir ou reduzir as múltiplas consequências clínicas das doenças agudas e crónicas, no âmbito das deficiências das incapacidades e das desvantagens. A MFR é uma especialidade médica autónoma, cujo objetivo reside na promoção da função física e cognitiva, da atividade (incluindo os comportamentos), da participação (incluindo a qualidade de vida) e na modificação dos fatores pessoais e ambientais.
“A Medicina Física e de Reabilitação é a especialidade médica que se debruça sobre o prognóstico funcional de diversas patologias.”